COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

um comparativo entre dois modelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Comunicação, Informação, Infocomunicação, Comportamento Infocomunicacional

Resumo

Os estudos que abordam o comportamento de busca, compartilhamento e uso da informação e do conhecimento tem sido um dos principais objetos de investigação na atualidade. Diversos são os novos modelos demonstrativos, preditivos ou prescritivos que apresentam perspectivas variadas da Gestão da Informação e do Conhecimento. No entanto poucas são as pesquisas que se dedicam a comparar as relações entre os modelos para a compreensão das disparidades ou convergências o que representa uma lacuna a ser enfrentada.  Diante desse contexto, o objetivo proposto é de se comparar a aderência entre dois modelos teóricos distintos, ambos validados por testes empíricos que avaliam os processos de identificação das necessidades, busca e uso da informação e do conhecimento. Em relação à metodologia para a realização dessa empreitada, foi escolhida a abordagem qualitativa, com uso da técnica de análise de conteúdo. Quanto aos resultados, os modelos analisados apresentam particularidades de abordagem e métodos, entretanto existem convergencias significativas. Pode-se concluir que os modelos analisados possuem alto nível de embasamento conceitual e potencial para replicabilidade. Apesar das distinções entre os modelos estudados, fica evidente o alinhamento dos indicadores elencados por ambos e a pesquisa deixa um legado para as discuções e ampliação dos debates com vistas a proporcionar novos paradigmas para a compreensão de fenómenos ligados às questões infocomunicacionais.

Biografia do Autor

  • Leandro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em gestão e organização do conhecimento, pós doutorando e professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuante em docência, pesquisa e extensão na linha de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC) com pesquisas nas áreas da Ciência da Informação e Administração e publicações concentradas e tratar dos fluxos e da gestão do conhecimento em ambientes digitais.

  • Frederico, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em ciência da informação, pós doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuante em docência, pesquisa e extensão na linha de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC) com pesquisas nas áreas da Ciência da Informação e Administração e publicações concentradas na ciência da informação, gestão do conhecimento e administração.

  • Jonh, Universidade FUMEC, Universidade FUMEC, Universidade FUMEC

    Doutor em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Universidade FUMEC), e professor na Universidade UMA, atuante em docência nos cursos de graduação em administração e sistemas de informação com pesquisas nas áreas da Administração, Ciência da Informação e Sistemas de Informação.

Publicado

10-02-2026

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um comparativo entre dois modelos. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025117, 2026. DOI: 10.1590/. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4906. Acesso em: 15 fev. 2026.