<b>El edu-entretenimiento: buscando estrategias comunicacionales contra la violencia y los conflictos</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i1.199Resumo
Como estratégias baseadas em narrativas ficcionais podem ter potencial para construir relações sociais fundamentadas no respeito mútuo e na solidariedade de maneira a construir uma sociedade de paz e de segurança ontológica? Esta é a pergunta chave de te que trata este artigo. Ou seja, como é possível, partindo de uma perspectiva comunicacional, enfrentar os problemas e desafios originados pela violência e conflitos de nosso mundo contemporâneo? Baseado em Ulrich Beck, Arjun Appadurai e Anthony Giddens, este artigo faz uma breve análise e identificação dos desafios comunicacionais existentes entre os governos ou organizações, por um lado, e seus públicos, povos e audiências, por outro. Situado dentro da tradição de "comunicação para o desenvolvimento" e "comunicação para mudança social", três estratégias comunicacionais são analisadas. São exemplos concretos que reforçam o enfoque da comunicação do "tecido social" e que mostra o potencial e as limitações da comunicação estratégica - e das narrativas ficcionais em particular - para a construção da paz e segurança ontológica. Os exemplos são do campo da luta contra o HIV/Aids. Palavras-chave: Edu-entretenimento. Comunicação para o desenvolvimento. Comunicação para a paz. Mudança social. Contar histórias. Paz. Comunicação alternativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.