<b>El edu-entretenimiento: buscando estrategias comunicacionales contra la violencia y los conflictos</b>

Autores

  • Thomas Tufte

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i1.199

Resumo

Como estratégias baseadas em narrativas ficcionais podem ter potencial para construir relações sociais fundamentadas no respeito mútuo e na solidariedade de maneira a construir uma sociedade de paz e de segurança ontológica? Esta é a pergunta chave de te que trata este artigo. Ou seja, como é possível, partindo de uma perspectiva comunicacional, enfrentar os problemas e desafios originados pela violência e conflitos de nosso mundo contemporâneo? Baseado em Ulrich Beck, Arjun Appadurai e Anthony Giddens, este artigo faz uma breve análise e identificação dos desafios comunicacionais existentes entre os governos ou organizações, por um lado, e seus públicos, povos e audiências, por outro. Situado dentro da tradição de "comunicação para o desenvolvimento" e "comunicação para mudança social", três estratégias comunicacionais são analisadas. São exemplos concretos que reforçam o enfoque da comunicação do "tecido social" e que mostra o potencial e as limitações da comunicação estratégica - e das narrativas ficcionais em particular - para a construção da paz e segurança ontológica. Os exemplos são do campo da luta contra o HIV/Aids. Palavras-chave: Edu-entretenimento. Comunicação para o desenvolvimento. Comunicação para a paz. Mudança social. Contar histórias. Paz. Comunicação alternativa.

Downloads

Publicado

07-03-2008

Como Citar

TUFTE, T. <b>El edu-entretenimiento: buscando estrategias comunicacionales contra la violencia y los conflictos</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, n. 1, 2008. DOI: 10.1590/rbcc.v31i1.199. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/199. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos