Notas para uma hermenêutica da fantástica em imagens técnicas

Autores

  • Ana Taís Martins Portanova Barros
  • Jean-JacquesJean-Jacques Wunenburger

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2280

Palavras-chave:

Imaginário. Fotografia. Comunicação. Filosofia. Metodologias.

Resumo

Este artigo busca trazer alguns subsídios para a construção da consciência teórica e da heurística próprias ao estudo das imagens simbólicas em geral e da fotografia em particular. A partir do postulado dos Estudos do Imaginário sobre a existência de uma base comum ao imaginário e ao trabalho intelectual, buscamse algumas consequências filosóficas da valorização do um e do múltiplo sobre os regimes da imagem e do pensamento. Estabelece-se uma distinção entre as abordagens da fotografia enquanto plasmadora icônica e enquanto catalisadora simbólica. Levando-se em conta esta diferenciação que é refletida por aquilo que se pode didaticamente chamar de níveis do imaginário, bem como as diferenças de natureza entre a linguagem verbal e visual, conclui-se que a hermenêutica simbólica da fotografia exige uma construção metodológica própria, avançando inclusive sobre a mitodologia durandiana, mas que essa construção pode ser embargada pelo fato de a simbólica não ser atributo da imagem, e sim condição para que ela aconteça.

Biografia do Autor

Ana Taís Martins Portanova Barros

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação
em Comunicação e Informação. Porto Alegre – RS, Brasil

Jean-JacquesJean-Jacques Wunenburger

Université Jean Moulin/Lyon 3, Institut de Recherches Philosophiques, Faculté de philosophie. Lyon – Rhône-Alpes, França

Publicado

26-10-2015

Como Citar

BARROS, A. T. M. P.; WUNENBURGER, J.-J.-J. Notas para uma hermenêutica da fantástica em imagens técnicas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2280. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2280. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos