Conteúdo de Marca Audiovisual e regimes interacionais: reflexões sobre o engajamento digital do consumidor

Autores

  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Recife - PE, Brasil
  • Olga Angélica Santos Siqueira Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Recife - PE, Brasil

Palavras-chave:

Comunicação Publicitária. Conteúdo de Marca. Consumo. Regimes Interacionais. Engajamento Digital.

Resumo

Este artigo propõe reflexões acerca de diferentes práticas interacionais associadas à interlocução existente entre marcas e consumidores - e também usuários dos canais conversacionais do ambiente digital. Para tal intento, uma estratégia publicitária de Conteúdo de Marca Audiovisual como peça regente será analisada à luz dos estudos das emergentes configurações comunicacionais da contemporaneidade (DONATON, 2007; COVALESKI, 2010), das dinâmicas presentes nas redes sociais digitais (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2003) e dos regimes interacionais, a partir de uma abordagem sociossemiótica (LANDOWSKI, 2014). Como resultado, a pesquisa aponta que a proposição teórica de Landowski se configura como uma metodologia valiosa para a compreensão da natureza das trocas discursivas que estão sendo estabelecidas entre marca e público-visado em enunciados persuasivos.

Publicado

31-08-2017

Como Citar

COVALESKI, R. L.; SIQUEIRA, O. A. S. Conteúdo de Marca Audiovisual e regimes interacionais: reflexões sobre o engajamento digital do consumidor. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2695. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos