A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios

discurso, cultura empreendedora e inspiração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022117pt

Palavras-chave:

Juventude, Cultura da Inspiração, Empreendedorismo, Discurso, PEGN

Resumo

A revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), da editora Globo, é uma mídia de negócios, que se define como a “a maior e mais importante comunidade de empreendedores do Brasil”. Este trabalho tem o objetivo de investigar as concepções de juventude empreendedora presentes em reportagens publicadas no site do veículo, em 2018 e 2019. Por meio da Análise do Discurso, encontramos três grandes eixos semânticos, que estruturam as narrativas. Eles mostram o jovem como um empreendedor que inspira a sociedade; como aquele em que devemos investir, para que o país possa se desenvolver por meio de suas ações empreendedoras; e aquele que transforma a própria juventude em empreendimento. Tais representações são apresentadas na maior parte das vezes como casos de sucesso, ou, quando os erros aparecem, eles surgem para que sirvam à pedagogia empreendedora. O objetivo, em todos eles, é que a juventude brasileira seja unificada pelo ethos empreendedor.

Biografia do Autor

Vander Casaqui, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo – SP, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), São Bernardo do Campo – SP, Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo no. 2019/14365-7. É co-organizador dos livros “Discurso y Comunicación / Discurso e Comunicação” (Clacso, 2014); “Estéticas midiáticas e narrativas do consumo” (Sulina, 2012); “Trabalho em publicidade e propaganda: história, formação profissional, comunicação e imaginário” (Atlas, 2011).

Juliana Doretto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas – SP, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas – SP, Brasil. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autora de “Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças” (Alameda, 2013). Diplomada como Jornalista Amigo da Criança (Andi – Comunicação e Direitos).

Publicado

05-12-2022

Como Citar

CASAQUI, V.; DORETTO, J. A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios: discurso, cultura empreendedora e inspiração. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022117, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022117pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4310. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos