A Estética do Simulacro

Autores

  • Francisco Ricardo Rüdi Ger Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i1.804

Palavras-chave:

ESTÉTICA, Cultura de Massa, CULTURA DE MASSA, estética

Resumo

O artigo discute o simulacro como categoria de análise da sensibilidade estética surgida com o desenvolvimento das tecnologias de reprodução do som e imagem. W. Benjamin é referido como precursor desta linha de estudo, contido em embrião no conceito de reprodução elaborado pelo autor. O simulacro é apresentado como fonte de uma nova forma de experiência, na qual se estabelece o primado da sensibilidade sobre o conceito no plano do gosto. Em conclusão, procura-se mostrar que o significado do fenômeno, mediado pelas novas tecnologias, remete em última instância à dialética entre massa e civilização.

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Como Citar

GER, F. R. R. A Estética do Simulacro. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v16i1.804. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/804. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos