Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório

Authors

  • José Marques de Melo Methodist University of São Paulo image/svg+xml
  • Francisco de Assis Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2354

Keywords:

Teoria do Jornalismo. Jornalismo brasileiro. Gêneros jornalísticos. Formatos

Abstract

Em meio a divergências conceituais acerca das classes de matérias produzidas regularmente pela imprensa, o texto objetiva propor um modelo classificatório para melhor entendimento da questão, arraigado em perspectiva comunicacional e atento aos rituais peculiares ao Jornalismo. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, e considerando o resultado de investigações empíricas realizadas, sistematicamente, durante vários anos, defende-se, aqui, que as mensagens jornalísticas devam ser compreendidas a partir de sua subdivisão em dois estágios: os gêneros e os formatos a eles submetidos. Sinalizando esses particulares, busca-se organizar os parâmetros que norteiam uma das classificações mais adotadas no Brasil, evitando apreciações distorcidas.

Author Biographies

  • José Marques de Melo, Methodist University of São Paulo

    Universidade Metodista de São Paulo, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Cátedra Unesco/Metodista de  Comunicação para o Desenvolvimento Regional. São Bernardo do Campo-SP, Brasil

     

  • Francisco de Assis, Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil

    Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado

     

     

    Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil)

Published

2016-04-07

Issue

Section

Articles

How to Cite

Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2354. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2354. Acesso em: 25 nov. 2025.