Fascículos semanais de literatura popular: bem cultural no início do século XX

Authors

  • Athos Eichler Cardoso Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v15i2.1295

Keywords:

fascículo, folhetim, literatura de massa, mercado cultural

Abstract

O fascículo-folhetim, fenômeno de literatura de massa universal, surgiu no Brasil em 1909. Seu estudo permanece inédito na Universidade brasileira onde Renato Ortiz considera incipiente a existência desse tipo de mercado antes de 1940. O artigo coloca em outros termos essa apreciação ao analisar as origens, os testemunhos de popularidade e as causas do sucesso comercial desse produto cultural. Conclui que o fascículo semanal foi mercado de massa expressivo no início do século XX, influenciando a cultura brasileira.

Issue

Section

Articles

How to Cite

Fascículos semanais de literatura popular: bem cultural no início do século XX. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v15i2.1295. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1295. Acesso em: 25 nov. 2025.