Vídeo e Aquisição de Conhecimentos: Alguns Elementos de uma Metodologia de Pesquisa

Authors

  • Eliana M. S. Rosado Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v17i2.855

Keywords:

Mensagem Audiovisual, Tecnologia Educacional, Aluno Telespectador

Abstract

As novas tecnologias na educação reorientaram uma série de questionamentos que durante muito tempo balizaram as pesquisas sobre vídeo e aprendizagem. Assim, o então "aluno-receptor", como era compreendido à luz da Teoria da Informação, torna-se agora participante ativo na relação de aprendizagem. Esta, é vista como uma situação de comunicação mediatizada, na qual a interpretação da mensagem audiovisual é um passo dentro de um processo mais amplo de reconstrução do conhecimento. Da antiga problemática dos efeitos da mídia, passa-se para uma abordagem que supõe a reconstrução do sentido da mensagem pelo aluno-telespectador. O objetivo desta intervenção é de, a partir do detalhamento de uma metodologia de pesquisa, propor elementos para a discussão sobre os rumos da pesquisa no campo da multimidia e novas tecnologias em educação.

Issue

Section

Articles

How to Cite

Vídeo e Aquisição de Conhecimentos: Alguns Elementos de uma Metodologia de Pesquisa. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 17, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v17i2.855. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/855. Acesso em: 25 nov. 2025.