Bens virtuais em social games

Autores

  • Rebeca Recuero Rebs

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1451

Palavras-chave:

Bens virtuais. Social games. Identidade Virtual. Identidade. Bens simbólicos.

Resumo

O artigo foca a compreensão dos significados da aquisição de bens virtuais por usuários de social games. Conjuntamente, busca estimular a reflexão sobre os usos e as identificações que motivam os jogadores à compra destes bens. Com base em autores que trabalham com a produção e as simbologias de bens integrados às práticas de consumo da sociedade, o trabalho apresenta dados de uma observação participante por sete meses em dez social games e de questionários aplicados em 140 jogadores. Por fim, propõe-se uma classificação de bens virtuais em social games baseada nos dados adquiridos e na dinâmica social do jogo. Os resultados apontam para a circulação de significações atribuídas aos bens virtuais a partir de contextos pré-estabelecidos pelos social games e pelas origens culturais de seus jogadores, atuando possivelmente na edificação e/ou manifestação identitária dos sujeitos no ciberespaço.

Biografia do Autor

Rebeca Recuero Rebs

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo-RS, Brasil. . É graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Bolsista CAPES PROUSUP. E-mail: rebeca.recuero.rebs@gmail.com

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Publicado

02-01-2013

Como Citar

REBS, R. R. Bens virtuais em social games. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1451. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1451. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos