Bens virtuais em social games
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1451Palavras-chave:
Bens virtuais. Social games. Identidade Virtual. Identidade. Bens simbólicos.Resumo
O artigo foca a compreensão dos significados da aquisição de bens virtuais por usuários de social games. Conjuntamente, busca estimular a reflexão sobre os usos e as identificações que motivam os jogadores à compra destes bens. Com base em autores que trabalham com a produção e as simbologias de bens integrados às práticas de consumo da sociedade, o trabalho apresenta dados de uma observação participante por sete meses em dez social games e de questionários aplicados em 140 jogadores. Por fim, propõe-se uma classificação de bens virtuais em social games baseada nos dados adquiridos e na dinâmica social do jogo. Os resultados apontam para a circulação de significações atribuídas aos bens virtuais a partir de contextos pré-estabelecidos pelos social games e pelas origens culturais de seus jogadores, atuando possivelmente na edificação e/ou manifestação identitária dos sujeitos no ciberespaço.Downloads
Publicado
02-01-2013
Como Citar
REBS, R. R. Bens virtuais em social games. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1451. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1451. Acesso em: 25 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos