<b>A (des)construção da imagem do presidente Lula nas capas da revista <i>Veja</i> a partir de uma abordagem semiótica</b>

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira
  • Poliana Monteiro Napoleão

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i1.196

Resumo

Se durante décadas a imprensa se alimentou do mito de que era um espelho do real, hoje, nas teorias contemporâneas da comunicação, partindo da idéia de construcionismo social, sabe-se do poder da linguagem na construção social da realidade. Cabe a mídia o papel de se tornar mediadora da vida social. O jornalismo é visto como uma forma de construir versões do real. Sobre a relação mídia e política, constata-se um jogo tenso, em que a imprensa institui-se como ator político. Foram selecionadas as edições da revista Veja em que o presidente Lula foi assunto de capa e foi aplicada uma análise semiótica, a fim de investigar a imagem de Lula na revista, a partir do uso de signos - textuais e visuais. Constatou-se que a revista utilizou cores, símbolos, imagens e expressões de impacto para (des)construir a imagem do presidente. Palavras-chave: Mídia. Jornalismo. Política. Linguagem. Semiótica.

Downloads

Publicado

07-03-2008

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; NAPOLEÃO, P. M. <b>A (des)construção da imagem do presidente Lula nas capas da revista <i>Veja</i> a partir de uma abordagem semiótica</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, n. 1, 2008. DOI: 10.1590/rbcc.v31i1.196. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/196. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos