As revistas científicas de Comunicação Organizacional e suas marcas epistemológicas: um estudo comparativo entre França e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2208Palavras-chave:
Abordagens epistemológicas. Revista acadêmica. Comunicação Organizacional.Resumo
Nosso objetivo é oferecer um panorama epistemológico da ComunicaçãoOrganizacional a partir da análise de duas revistas especializadas no tema, uma da França, Communication & Organisation e outra do Brasil, Organicom. Para isso estabelecemos um quadro comparativo entre a abordagem epistemológica, o processo metodológico e a fundamentação teórica adotada nos artigos das duas revistas e elaboramos uma classificação a partir da postura epistemológica – positivista, interpretativa e crítica – dos autores. Tomamos como referência a experiência metodológica desenvolvida por Morillon, Aldebert Szafrajzen (2010) em outra pesquisa, na qual analisaram as palavras chave, o resumo, a metodologia e as referências bibliográficas. Com o inventário podemos perceber a riqueza do nosso objeto de estudo, mas a frágil explicitação epistemológica e metodológica no nosso campo.
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Publicado
14-05-2015
Como Citar
BOUZON, A.; OLIVEIRA, I. de L. de. As revistas científicas de Comunicação Organizacional e suas marcas epistemológicas: um estudo comparativo entre França e Brasil. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2208. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2208. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
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Artigos
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