A multiplicidade de vozes no discurso jornalístico: estudo da polifonia no Jornalismo à luz de uma perspectiva modular da organização do discurso

Autores

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Varginha - MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2286

Palavras-chave:

Discurso jornalístico. Reportagem. Polifonia. Discurso representado. Modularidade.

Resumo

Este artigo investiga as formas e as funções que os discursos representados exercem na construção dos discursos jornalísticos. No domínio jornalístico, é especialmente relevante o estudo da maneira como os jornalistas incorporam a seu discurso os discursos de suas fontes. Afinal, ao construir seu discurso, o jornalista se depara com uma questão delicada, que é a decisão de revelar ou não suas fontes e, se disposto a revelá-las, como transformar o discurso produzido por suas fontes em discurso representado. Com base em contribuições teóricas e metodológicas de um modelo da Análise do Discurso, o Modelo de Análise Modular do Discurso, o estudo focalizou uma produção discursiva bastante complexa do ponto de vista polifônico. Por meio da análise, foi possível constatar a complexidade das decisões que um jornalista precisa tomar, no momento de representar em seu discurso os discursos de outros agentes.

 

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Varginha - MG, Brasil

Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Varginha – MG, Brasil

Publicado

26-10-2015

Como Citar

CUNHA, G. X. A multiplicidade de vozes no discurso jornalístico: estudo da polifonia no Jornalismo à luz de uma perspectiva modular da organização do discurso. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2286. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2286. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos