A multiplicidade de vozes no discurso jornalístico: estudo da polifonia no Jornalismo à luz de uma perspectiva modular da organização do discurso

Autores/as

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Varginha - MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2286

Palabras clave:

Discurso jornalístico. Reportagem. Polifonia. Discurso representado. Modularidade.

Resumen

Este artigo investiga as formas e as funções que os discursos representados exercem na construção dos discursos jornalísticos. No domínio jornalístico, é especialmente relevante o estudo da maneira como os jornalistas incorporam a seu discurso os discursos de suas fontes. Afinal, ao construir seu discurso, o jornalista se depara com uma questão delicada, que é a decisão de revelar ou não suas fontes e, se disposto a revelá-las, como transformar o discurso produzido por suas fontes em discurso representado. Com base em contribuições teóricas e metodológicas de um modelo da Análise do Discurso, o Modelo de Análise Modular do Discurso, o estudo focalizou uma produção discursiva bastante complexa do ponto de vista polifônico. Por meio da análise, foi possível constatar a complexidade das decisões que um jornalista precisa tomar, no momento de representar em seu discurso os discursos de outros agentes.

 

Biografía del autor/a

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Varginha - MG, Brasil

Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Varginha – MG, Brasil

Publicado

26-10-2015

Cómo citar

CUNHA, G. X. A multiplicidade de vozes no discurso jornalístico: estudo da polifonia no Jornalismo à luz de uma perspectiva modular da organização do discurso. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2286. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2286. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos