Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de "˜Macunaíma' e "˜Tenda dos Milagres'

Autores

  • Pedro Vinicius Asterito Lapera Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Núcleo de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2360

Palavras-chave:

Cinema brasileiro. Raça. Etnicidade. Macunaíma. Tenda dos Milagres.

Resumo

Por meio da análise fílmica e da documentação referente à recepção de Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) e de Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), avaliaremos como o debate sobre raça e etnicidade foi articulado no campo do cinema brasileiro por seus intelectuais após o golpe civil-militar de 1964. Partindo de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre o tema, elegemos como foco a apropriação das conquistas estéticas da Tropicália pelos intelectuais ligados ao cinema brasileiro. O objetivo de reunir filmes não tão próximos no mesmo artigo é avaliar o efeito temporal sobre o papel dos intelectuais na transformação do debate sobre raça e etnicidade no campo do cinema brasileiro. Desse modo, enquanto Macunaíma fez parte do “momento tropicália”, Tenda dos Milagres aproveitou os ganhos estéticos do movimento, ressoando posteriormente a guinada no papel dos intelectuais no campo do cinema brasileiro.

Biografia do Autor

Pedro Vinicius Asterito Lapera, Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Núcleo de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Publicado

07-04-2016

Como Citar

LAPERA, P. V. A. Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de "˜Macunaíma’ e "˜Tenda dos Milagres’. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2360. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2360. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos