"˜Troca de Família': espiando as famílias, enxergando a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2361Palavras-chave:
Reality show. Modelos culturais. Sociabilidade. Diferença. Troca de Família.Resumo
Este texto apresenta uma leitura do programa televisivo Troca de Família, apresentado pela Rede Record. Sua análise nos incita a rever as características dos reality shows, inserindo-os na dinâmica mais ampla dos valores e dos embates sociais e no quadro da cultura. Por meio da análise de uma troca, propomos investigar o modo como as mães se inserem no novo lar e as relações estabelecidas por elas nas novas famílias. À luz do conceito de performance, e tendo desenvolvido uma grade analítica a partir dos acontecimentos fixos e centrais do programa, deparamo-nos com a convivência conflituosa entre dois modelos de família bastante distintos. No desenrolar da relação, mais do que o papel da mãe, atuaram os modelos culturais que instruíam a performance dos participantes e ressaltaram suas diferenças e contradições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.