Para entender o que são web TVs: primeiras buscas

Autores

  • Suzana Kilpp

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2434

Palavras-chave:

Web TV. Televisão. Molduras. História. Estágio da técnica. Estágio da pesquisa.

Resumo

O artigo tem por tema as web TVs. Apresenta e discute resultados das primeiras buscas efetuadas na Internet pelo termo “TV”, e teve como objetivo verificar como elas vêm sendo enunciadas na rede. Para fins da análise empreendida, adotou-se a metodologia das molduras, a qual consiste em cartografar quadros de experiência e significação construídos técnica e esteticamente por cada mídia para sugerir certos sentidos aos conteúdos que veicula. Em paralelo, recupera-se brevemente uma história na qual se destacam quatro gerações de televisão no Brasil, sendo que a quarta seria justamente a das web TVs. Da análise feita, o principal resultado foi uma ponderação de que talvez essa geração seja de fato coisa diferente de televisão, o ponto zero do aparecimento de outro fenômeno, ainda em curso, ainda mal compreendido e explicado no atual estágio da técnica e da pesquisa de TV.

Biografia do Autor

Suzana Kilpp

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Escola da Indústria Criativa, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Leopoldo – RS, Brasil

Publicado

27-07-2016

Como Citar

KILPP, S. Para entender o que são web TVs: primeiras buscas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2434. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2434. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos