(In)Seguranças e terrorismos: um estudo comparado entre as mídias online BBC e a Dabiq Magazine a partir dos ataques em Paris

Autores

Palavras-chave:

CSS, Terrorismos, Estado Islâmico, Dabiq, BBC

Resumo

A partir de uma perspectiva comparada e de uma reflexão de cunho foucaultiano, este artigo tem como propósito analisar as construções discursivas sobre (in)segurança internacional, produzidas pelas reportagens jornalísticas da British Broadcasting Corporation (BBC) e pela Dabiq Magazine, de modo a desestabiliza-las. Ressalta-se que o fato histórico investigado corresponde aos ataques em Paris de 13 de novembro de 2015, tendo em vista a audiência midiática então produzida. Assim, o artigo busca refletir sobre a seguinte pergunta: como a BBC e a Dabiq Magazine construíram seus discursos sobre a (in)segurança internacional a partir da temática do terrorismo? Em face desse questionamento, temos como reflexão que as construções discursivas das mídias online ocorrem segundo duas questões. De um lado, existe a transmissão de ideias e valores mediante a lógica de "segurança", "solidariedade" e retorno à "normalidade"; por sua vez, a partir de outro espectro, há a construção da sensação de insegurança, de tragédias e de desespero. Nesse sentido, de modo a empreender este estudo, metodologicamente foram utilizadas referências bibliográficas acerca do tema sobre os estudos críticos de (in)segurança internacional, terrorismos, análises de discurso. Desse modo, foi realizado um estudo pormenorizado que comparou as capas das mídias online, uma vez que ambas são calcadas em seus respectivos regimes de verdade, poder e conhecimento.

Biografia do Autor

Pablo Victor Fontes Santos, IRI/PUC-RIO

Doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-RIO). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ)- 2017. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - 2012. Bacharel em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) -2011. Fui Professor Colaborador da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2017). Fui o primeiro colocado no Prêmio FUJB em Extensão Universitária UFRJ-2011. Fui assistente de pesquisa pelo LABMUNDO- Laboratório de Análise Política Mundial (2013-2016). Fui pesquisador do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (2015-2016) e pesquisador pelo grupo de pesquisa Integração Sul: autonomia e desenvolvimento (UFRJ). Vice -Coordenador do Laboratório dos Estudos de Mídia e Relações Internacionais (LEMRI/UFRJ). Filiado à Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a Latin American Studies Association (LASA) e a International Studies Association (ISA).Temas de Interesse: Segurança Internacional, Questões Humanitárias, Pós-Colonialismo, Mídia, Estética, Cultura e Relações Internacionais.

Monica Herz, IRI/PUC-RIO

Possui doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (1994). Atualmente é professora associada do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Segurança Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Internacional, Organizações Internacionais, Segurança Internacional, Relações Internacionais da América Latina e Política Externa Brasileira. É Cientista do Nosso Estado da Faperj desde 2012 e bolsista de produtividade do CNPq. É autora de "Organizações Internacionais: histórias e práticas" (em co-autoria com Andréa Ribeiro Hoffman e Jana Tabak) (Rio de Janeiro: Elsevier, 2004); "Ecuador vs. Peru: Peacemaking Amid Rivalry" (em co-autoria com João Pontes Nogueira) (Boulder, CO: Lynne Rienner Publishers, 2002); e "The Organization of American States (OAS): Global Governance Away from the Media" (London: Routledge, 2010). Publicou diversos capítulos de livros por editoras internacionais e artigos em periódicos no Brasil e no exterior. Atualmente está envolvida em pesquisa sobre o fluxo de armas na América Latina, governança regional e política de segurança internacional brasileira. Possui larga rede de cooperação internacional para o estudo e pesquisa na área de relações internacionais

Jéssika Cardoso de Medeiros, PPGCOM/UFF

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursando graduação em Direito na Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Membro do corpo editorial da equipe de Tradução na Revista Contracampo (PPGCOM/UFF).Trabalho como pesquisadora voluntária no Laboratório de Estudos de Mídia e Relações Internacionais (LEMRI/UFRJ). Trabalhei como pesquisadora no Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP/IESP-UERJ) no Projeto Manchetômetro / pesquisadora no Laboratório de Simulações e Cenários na Escola de Guerra Naval (EGN/LSC/MB) / pesquisadora voluntária do Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional na Escola Superior de Guerra(LABSDEN/ESG).

Publicado

19-08-2019

Como Citar

SANTOS, P. V. F.; HERZ, M.; MEDEIROS, J. C. de. (In)Seguranças e terrorismos: um estudo comparado entre as mídias online BBC e a Dabiq Magazine a partir dos ataques em Paris. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2725. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos