Narrativas jornalísticas da greve geral da Argentina e Brasil de 2017: intrigas, conflitos e personagens

Autores

  • Cynthia Mara Miranda Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins
  • Li-Chang Shuen Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Narrativa jornalística, Argentina, Brasil, Greve, Linguagem

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma anaÌlise da narrativa jornaliÌstica sobre a greve geral ocorrida na Argentina em 6 de abril de 2017 e no Brasil em 28 de abril de 2017. A partir de uma anaÌlise comparativa de dois eventos poliÌticos de grande proporção, buscamos identi car similaridades e diferenças na narrativa jornaliÌstica da greve geral em dois jornais de ampla circulação nacional: ClariÌn e Folha de S. Paulo. O corpus eÌ composto por manchetes e chamadas de capa de sete edições de cada jornal, tratado quantitativamente no Iramuteq e qualitativamente a partir do referencial metodoloÌgico da anaÌlise de narrativa. A anaÌlise do corpus evidenciou a construção de narrativas jornaliÌsticas distintas para reportar eventos poliÌticos com pautas similares e apontou para a necessidade de os meios de comunicação garantirem espaço para a pluralidade de vozes, assim como garantir o espaço do contraditoÌrio nas narrativas jornaliÌsticas.

Biografia do Autor

Cynthia Mara Miranda, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins

Doutora e mestra em Ciências Sociais pela UnB, graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pesquisadora do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT

Li-Chang Shuen, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Ciências Sociais pela UNB. Estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

17-01-2019

Como Citar

MIRANDA, C. M.; SHUEN, L.-C. Narrativas jornalísticas da greve geral da Argentina e Brasil de 2017: intrigas, conflitos e personagens. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2933. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos