Libertação gay no Brasil: discursos e enfrentamentos do jornal Lampião da Esquina durante a abertura política (1978-1981)

Autores

Palavras-chave:

Lampião da Esquina, Imprensa Gay, Jornalismo, Comunicação, Abertura política

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao ideário da libertação gay no Brasil publicados no jornal Lampião da Esquina, que circulou de 1978 a 1981. Por meio de três eixos temáticos, buscamos compreender a relação estabelecida com demais veículos de comunicação; as denúncias contra homossexuais noticiadas no periódico; e a cobertura política realizada por Lampião. Os eixos foram definidos com base na relevância que apresentaram em leitura sistematizada e intencionalmente dirigida ao tema da libertação gay e os excertos selecionados conforme pertinência e correlação aos eixos, compondo uma amostra por conveniência. Como principal resultado, foi possível identificar o posicionamento do jornal frente a grupos políticos, independente de sua filiação partidária, além do papel de articulador do movimento homossexual brasileiro.

Biografia do Autor

Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Publicado

19-08-2019

Como Citar

SILVA JÚNIOR, C. H. F. Libertação gay no Brasil: discursos e enfrentamentos do jornal Lampião da Esquina durante a abertura política (1978-1981). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3087. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos