Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática

Autores

Palavras-chave:

Influência social, Mudança de atitudes, Mudança de comportamentos, Comportamento do consumidor, Publicidade

Resumo

Persuadir consumidores é o objetivo fundamental de grande parte dos anúncios publicitários. Entretanto, poucas campanhas têm uma teoria para fundamentar mensagens que busquem mudar atitudes ou comportamentos. A psicologia social supre essa necessidade ao oferecer princípios e táticas empiricamente testados que podem ser aplicados à anúncios publicitários. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar a relevância e discutir teorias psicossociais referentes à mudança de atitudes e à influência social. Mais especificamente, o estudo articula os principais quadros teóricos utilizados no campo, propondo uma interface entre eles e indicando os princípios de Armstrong (2010) como uma alternativa para o uso sistemático da evidência empírica no processo de desenvolvimento de anúncios. Armstrong organizou os achados de pesquisas sobre mudança atitudinal e comportamental em termos de 195 princípios que podem ajudar anunciantes a projetarem campanhas mais persuasivas, resumindo, ao longo de 16 anos, o conhecimento de mais de 3.000 estudos. O trabalho discute ainda as diversas possibilidades de uso prático das teorias e métodos da psicologia social, visando potenciais benefícios para a indústria publicitária.

Biografia do Autor

Jonathan Jones dos Santos Pereira, University of Guelph

Doutorando em Psicologia Social Aplicada na University of Guelph (Canadá) e mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2018). Possui um MBA em Marketing & Comunicação Digital (2019) e é bacharel em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (2016), ambos pelo IESB/DF. Foi bolsista Ciência sem Fronteiras na University of Idaho (EUA, 2014) e estagiou como pesquisador na University of Windsor (Canadá, 2018). Investiga temáticas relacionadas à influência social, mudança do comportamento, efetividade em publicidade e comportamento do consumidor, entre outras.

Fabio Iglesias, Universidade de Brasília

É professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília. Como coordenador do grupo Influência, no Laboratório de Psicologia Social, orienta alunos de graduação e de pós, investigando temas de psicologia social aplicada, incluindo comportamento do consumidor, pró-ambiental, trânsito, relações interpessoais e segurança pública, além de ensinar e pesquisar temas de metodologia, psicometria e estatística. Website: www.influencia.unb.br e e-mail: iglesias@unb.br

Publicado

07-09-2020

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA, J. J.; IGLESIAS, F. Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3102. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos