A mulher no Facebook: uma análise a partir do Sexismo Ambivalente

Autores

  • Natalia Fernandes Teixeira Alves Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Luana Elayne Cunha de Souza Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Luciana Maria Maia Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Rafaelly Naira da Silva Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Ágatha Aila Amábili de Meneses Gomes Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Palavras-chave:

Rede Social. Facebook. Mulher. Sexismo. Violência.

Resumo

O sexismo, compreendido como atitudes negativas contra as mulheres, pode ser manifestado sob uma forma hostil ou benevolente. A partir disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, de caráter documental, que teve como objetivo analisar conteúdos sexistas em páginas do Facebook dirigidas ao público masculino. Fez-se uma análise de conteúdo das postagens selecionadas tendo como referência a Teoria do Sexismo Ambivalente. Os resultados indicaram que o sexismo hostil ainda é fortemente compartilhado, evidenciado por postagens que tentam controlar o comportamento, depreciar a capacidade e objetificar o corpo da mulher. Expressões do sexismo benevolente também foram identificadas, com a especificidade de que são formas facilmente propagadas devido ao caráter aparentemente positivo, velado por um discurso de cuidado, proteção e humor. Tais resultados mostram que o sexismo mantém-se e segue difícil de ser combatido, uma vez que não é facilmente percebido pela sociedade.

Biografia do Autor

Natalia Fernandes Teixeira Alves, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Bolsista CAPES/FUNCAP). Formação em Orientação Profissional e de Carreira. Membra do Laboratório de Estudo sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Psicologia Social, acerca de minorias sociais nos diferentes contextos da sociedade, concentrando-se nas mulheres.

Luana Elayne Cunha de Souza, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

É Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, com período de estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). É colaboradora do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político coordenado pelos professores Dr. Leoncio Camino e Dra. Ana Raquel Torres. Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Psicologia Social (processos de exclusão social; legitimação das desigualdades sociais; valores humanos) e Avaliação Psicológica (desenvolvimento e validação de instrumentos psicológicos).

Luciana Maria Maia, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Possui graduação em Psicologia pela UFPB (1996), mestrado em Psicologia Social pela UFPB (2000) e doutorado em Psicologia Social pela UFPB/UFRN (2008). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: preconceito, discriminação, processos de exclusão social e o impacto desses fenômenos na constituição da subjetividade de indivíduos, especialmente membros de minorias sociais.

Rafaelly Naira da Silva, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), 2017. Pós-graduanda em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2018. É integrante do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). Seus interesses de pesquisa se concentram na área de Psicologia Social, Representações Sociais e Sexismo.

Ágatha Aila Amábili de Meneses Gomes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Bolsista FUNCAP). Graduada em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial - FACID Devry. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED. Atualmente é membro do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, que focaliza suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Psicologia Social.

Publicado

19-03-2021

Como Citar

ALVES, N. F. T.; SOUZA, L. E. C. de; MAIA, L. M.; SILVA, R. N. da; GOMES, Ágatha A. A. de M. A mulher no Facebook: uma análise a partir do Sexismo Ambivalente. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3396. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos