Jornalismo científico na América Latina: registro histórico do Primeiro Seminário Interamericano realizado na região em 1962

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo científico, divulgação científica, popularização científica, história, José Reis, América Latina

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de resgatar a memória do Primeiro Seminário Interamericano de Jornalismo Científico realizado na América Latina, em 1962, no Chile. O seminário foi o ponto de partida para uma série de eventos sobre o tema em outros países latino-americanos, em um movimento que culminou na criação da Associação Ibero-americana de Jornalismo Científico e de associações nacionais na região. Analisaremos, em particular, os personagens e as principais discussões presentes no evento, neste artigo destinado a seção Arena, na qual se inserem textos de reflexão com mais liberdade formal.

Biografia do Autor

Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia; Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora CNPq Produtividade 1C, Cientistas do Nosso Estado Faperj, Coordenadora do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

Publicado

19-03-2021

Como Citar

MASSARANI, L. Jornalismo científico na América Latina: registro histórico do Primeiro Seminário Interamericano realizado na região em 1962. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3423. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos