Imprensa negra brasileira
enquadramentos produzidos pelos sites Correio Nagô, Mundo Negro e Nação Z
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024112ptPalavras-chave:
Imprensa negra, Negritude, Comunicação popular, Enquadramentos, JornalismoResumo
Este texto tem por objeto de estudo a imprensa negra brasileira e seu papel na produção de narrativas jornalísticas a partir da perspectiva da negritude. Compreender a imprensa negra contemporânea a partir da produção de seus conteúdos, por meio de uma análise do enquadramento é o objetivo principal deste trabalho. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas bibliográfica e documental sobre a negritude, a imprensa negra, bem como uma análise das produções dos sites Correio Nagô, Mundo Negro e Nação Z, com foco na observação de três enquadramentos: apresentação, abordagens e ênfases. Foi possível observar que a imprensa negra brasileira produz conteúdos que enfatizam enquadramentos noticiosos em que o negro é o protagonista das narrativas, contribuindo com a inclusão da perspectiva da negritude no debate público sobre os diversos assuntosDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valmir Teixeira Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.