Não basta informar, tem que participar: a inserção dos jornalistas nos novos formatos diversionais do telejornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v43i2.3856

Palavras-chave:

Jornalismo Diversional, Vedetização, Tô de Folga, Análise Crítica, Televisão

Resumo

Este trabalho é parte de uma reflexão sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da UFG, Brasil. O foco da análise é a coluna "Tô de Folga", veiculada às sextas-feiras no Jornal Hoje, telejornal de grande audiência e um dos mais antigos ainda no ar da Rede Globo de Televisão. A análise destaca a vedetização do jornalismo, sua aproximação com o entretenimento e os aspectos que pontuam essa estratégia em um momento que o telejornalismo enfrenta problemas de audiência, a concorrência de novas formas de circulação da informação e o tensionamento de sua relação com o Estado.

Biografia do Autor

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui pós-doutorado e é Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ); Mestre em Comunicação Social e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia (UFG). E.mail: simonetuzzo@hotmail.com.

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e Bacharel em Jornalismo pela ECO/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia (UFG). E.mail: anacarolina.temer@gmail.com.

Publicado

07-09-2020

Como Citar

TUZZO, S. A.; TEMER, A. C. R. P. Não basta informar, tem que participar: a inserção dos jornalistas nos novos formatos diversionais do telejornalismo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. DOI: 10.1590/rbcc.v43i2.3856. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3856. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos