Não basta informar, tem que participar: a inserção dos jornalistas nos novos formatos diversionais do telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v43i2.3856Palavras-chave:
Jornalismo Diversional, Vedetização, Tô de Folga, Análise Crítica, TelevisãoResumo
Este trabalho é parte de uma reflexão sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da UFG, Brasil. O foco da análise é a coluna "Tô de Folga", veiculada às sextas-feiras no Jornal Hoje, telejornal de grande audiência e um dos mais antigos ainda no ar da Rede Globo de Televisão. A análise destaca a vedetização do jornalismo, sua aproximação com o entretenimento e os aspectos que pontuam essa estratégia em um momento que o telejornalismo enfrenta problemas de audiência, a concorrência de novas formas de circulação da informação e o tensionamento de sua relação com o Estado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.