Análise comparativa entre os meses iniciais de 2020 e 2021 no processo de monotematização da cobertura jornalística durante a pandemia da COVID-19 no Jornal Nacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442022105ptPalavras-chave:
Monotematização, Cobertura jornalística, COVID-19, Jornal NacionalResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os processos jornalísticos da cobertura da pandemia da COVID-19 pelo Jornal Nacional da Rede Globo, no período 2020-2021, direcionando a atenção jornalística para uma análise comparativa da cobertura temática. Considera-se que desde o surgimento da doença, e suas consequências, as atenções dos jornalistas foram divididas em três crises políticas geradas pelo Governo Federal. Estes fatos dividem os tempos de cobertura dos telejornais com a maior crise sanitária, em escala global, no século XXI. Como método de pesquisa, procurou-se utilizar as pesquisas bibliográfica e exploratória e a técnica da Análise de Conteúdo, para poder comparar a partir das reportagens como as crises sanitárias e políticas se imbricaram e se tornaram uma crise política de saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.