Experiências de Educadores Ensinando Jornalismo Literário no Brasil

Um Estudo Comparativo com a Comunidade Internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024115pt

Palavras-chave:

Ensino do jornalismo literário; Educadores; Pesquisa em Jornalismo Literário; Brasil; Habilidades transferíveis.

Resumo

Desde 2011, o ensino do jornalismo literário em todo o mundo tem sido investigado anualmente por meio de pesquisas com educadores da área (LEWIS; HANC, 2018). A partir de 2018, este estudo de longo prazo destacou as diferenças, semelhanças, contribuições e desafios deste campo de estudos no Brasil. O objetivo deste artigo é comparar os achados brasileiros em contraste com os de uma comunidade internacional que inclui vinte países em cinco continentes. Esses resultados podem ajudar a entender como o ensino do jornalismo literário contribui para que os alunos aprendam e desenvolvam habilidades transferíveis (NEELY; LEWIS, 2020), e para futuras linhas de investigação, de forma que a disciplina de jornalismo literário continue seu caminho de coalescência e alcance seu potencial.

Biografia do Autor

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba, Sorocaba-SP, Brasil

Monica Martinez é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Brasil, onde é líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário (Jorlit / Uniso / CNPq) e professor visitante da École des Hautes Études en Sciences de l´Information et de la Communication (Celsa) da Sorbonne Université, França. Atualmente é presidente da Comissão de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Sua pesquisa está focada em três áreas interrelacionadas: Estudos de Jornalismo Literário, Cobertura de Conflitos e Guerras e Psicologia. E-mail: monica.martinez@prof.uniso.br.

Mitzi Lewis, Midwestern State University

Interim Chair and Professor of Mass Communication, Wichita Falls, Texas, United States.

Publicado

06-11-2024

Como Citar

MARTINEZ, M.; LEWIS, M. Experiências de Educadores Ensinando Jornalismo Literário no Brasil: Um Estudo Comparativo com a Comunidade Internacional. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024115, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024115pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4301. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos