(Re)aprender a caminhar

A estratégia narrativa melodramática em Garden of Words

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023119pt

Palavras-chave:

Melodrama, Imaginação melodramática, Anime, Animação japonesa, Makoto Shinkai

Resumo

Este artigo analisa o desenvolvimento da personagem Yukari Yukino no anime Garden of Words (2013), com o intuito de apresentar como produções audiovisuais que não fazem parte do gênero melodrama utilizam suas estratégias narrativas na construção dramática das obras. Para tanto, realizouse pesquisas bibliográficas sobre o melodrama e análise fílmica de recortes da animação para identificar esse recurso na concepção da história da protagonista. Como resultados, a análise indicou como um conceito ocidental (melodrama) pode ser usado em uma animação japonesa, contribuindo com a carga sentimental da narrativa e facilitando o seu acesso, tendo em vista que é difundida pelo mundo em diferentes meios, como o cinema e as plataformas de streaming.

Biografia do Autor

Thátilla Sousa Santos, Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO, Brasil

Doutoranda e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM-UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Bolsista CAPES.

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO, Brasil

Bolsista de Produtividade de Pesquisa, CNPq. Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Performances Culturais (PPGCOM/PPGPC), Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado

11-12-2023

Como Citar

SANTOS, T. S.; SATLER, L. L. (Re)aprender a caminhar: A estratégia narrativa melodramática em Garden of Words. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023119, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023119pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4428. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos