Juventude, Comunicação e mudança social: negociação, navegação e narração da vida de jovens em uma realidade glocal

Autores

  • Thomas Tufte

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.592

Palavras-chave:

Comunicação e juventude. Mídias cidadãs. Globalização.

Resumo

A partir de duas reflexões essenciais - uma sobre o legado latinoamericano no campo da Comunicação e mudança social; outra sobre juventude e Comunicação, apresentando três correntes de pesquisa e também três desafios para o campo da Comunicação e juventude - apresentamos dois exemplos da Tanzania: um relacionado com a musica e o outro com edu-entretenimento feito por uma ONG. O objetivo é refletir sobre os limites da globalização, que por um lado cria expectativas de bem-estar, mas que entra em conflito com a realidade vivida por muitos jovens, além de mostrar a juventude como novo agente social que está vivendo mudanças de época sem precedentes.

Biografia do Autor

Thomas Tufte

Professor em Comunicacão na Universidade de Roskilde, Dinamarca. Master em sociologia de culturas (1989) e PhD em estudos de mídia da Universidade e Copenhagen (1995). Coordena o projeto de pesquisa "Mídia, empoderamento e democracia na Africa Oriental". Tambem é co-diretor da recomm - uma plataforma transnacional de pesquisa sobre Comunicacão e mudanca glocal (http://orecomm.net).

Downloads

Publicado

22-11-2010

Como Citar

TUFTE, T. Juventude, Comunicação e mudança social: negociação, navegação e narração da vida de jovens em uma realidade glocal. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 51, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.592. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/592. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos