Comunicação e representações sociais nas relações de trabalho do pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Betania Maciel Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Nelson Varela do Nascimento Neto Prefeitura Municipal de Recife

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.718

Palavras-chave:

Trabalho. Hibridização. Mediações Culturais. Representações Sociais.

Resumo

 

A partir da coleta de informações, por meio de investigação direta e pesquisa bibliográfica, objetivamos analisar hipotéticas influências recíprocas entre as relações de trabalho vinculadas ao pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco, e práticas socialmente construídas e compartilhadas a partir das identificações das pessoas com as implicações do ambiente e do nicho de trabalho em questão. Além da observação direta em campo e da pesquisa bibliográfica, também acrescentamos alguns depoimentos das pessoas. Entre os resultados, ficaram claras influências geracionais nos direcionamentos de mercado, algumas consequências da sintonia entre as diferentes faixas etárias, assim como mudanças no cotidiano demarcada pelo intercâmbio constante entre "o local" e "o global".

Downloads

Publicado

16-12-2011

Como Citar

MACIEL, B.; NETO, N. V. do N. Comunicação e representações sociais nas relações de trabalho do pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i2.718. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/718. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos