Theoretical roots of the totalitarian model of mass communication
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i2.820Palavras-chave:
Teoria da comunicação, teoria do jornalismo, marxismo-leninismo, imprensa soviéticaResumo
As bases teóricas do modelo totalitário de comunicação de massa estão contidas nas obras dos fundadores do marxismo-leninismo. O autor sintetiza as principais contribuições de Marx, Engels, Lenin, bem como dos seus continuadores soviéticos. Mesmo os trabalhos teóricos publicados após 1985 continuam essa tradição, reproduzindo falsas metas para os jornalistas profissionais. Por isso, uma condição indispensável para o desenvolvimento da "glastnost" e consequentemente para a democratização da sociedade soviética está na superação dos princípios teóricos que sustentam o conceito marxista-leninista de imprensa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.