Assessoria de imprensa: o caso brasileiro

Authors

  • Jorge Antonio Menna Duarte Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v24i1.1017

Keywords:

assessoria de imprensa, mercado de trabalho, Brasil

Abstract

O artigo aborda a evolução da atividade de assessoria de imprensa no Brasil e a ocupação, pelos jornalistas, deste mercado, em um processo peculiar, específico do país. Área originalmente relacionada às relações públicas, a assessoria de imprensa é campo profissional principalmente de jornalistas, que têm nela provavelmente o principal mercado de atuação. O artigo aborda também as implicações profissionais e éticas da atuação do jornalista como divulgador de organizações públicas e privadas. Por último, mostra que, com a implantação de programas de comunicação empresarial, o mercado profissional do jornalista está se ampliando e exige comunicadores de visão estratégica e que possam contribuir para a consecução dos objetivos empresarias.

How to Cite

DUARTE, J. A. M. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 24, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v24i1.1017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1017. Acesso em: 3 jul. 2024.

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