<b>Participação, instituições políticas e Internet: um exame dos canais participativos nos portais da Câmara e da Presidência do Brasil</b>

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.147

Palavras-chave:

Internet. Participação. Democracia. Instituições Políticas

Resumo

Este artigo investiga como duas instituições do Estado brasileiro - a Presidência da República e a Câmara dos Deputados - oferecem, por meio da Internet, canais voltados à promoção da participação política dos cidadãos. Após revisão da literatura a tratar da interface entre Internet e Democracia, dedica-se especial cuidado ao inventário e à descrição dos mecanismos participativos encontrados nestas duas experiências, bem como reflete-se acerca de seus possíveis efeitos sobre o processo de produção da decisão política. No caso da Câmara, identificase, em comparação com o Portal da Presidência, maior variedade de canais a concretizarem a participação. Logo, a natureza da interação que a esfera civil mantém com esta instituição tende a ser diferenciada. Também são discutidos outros aspectos a influenciarem a oferta destes mecanismos, tais como seus custos políticos. Reforça-se, ao final, a necessidade de se pensar os meios digitais em interface com o contexto cultural e político de cada sociedade democrática.

Downloads

Publicado

23-04-2010

Como Citar

MARQUES, F. P. J. A. <b>Participação, instituições políticas e Internet: um exame dos canais participativos nos portais da Câmara e da Presidência do Brasil</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 1, p. Pag. 53, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i1.147. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/147. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos