<b>A pílula da longevidade à venda nas páginas da Revista Veja</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.156Keywords:
Comunicação. Jornalismo científico. Jornalismo medico. Saúde. Veja.Abstract
Este trabalho se propõe a analisar as 50 matérias sobre saúde publicadas nas edições de janeiro a junho de 2005 da Revista Veja, para conhecer quais são os principais temas abordados, as fontes consultadas, a ênfase e a finalidade das matérias. O percurso metodológico é guiado pela análise de conteúdo como proposto por Laurence Bardin, com o auxílio da catalogação realizada com o programa Winisis, da Unesco. Conforme verificado, Veja assume o papel de anunciar aos seus leitores, a elite do país, o que há de novo no mercado farmacêutico e de equipamentos de saúde, dando às matérias caráter publicitário, citando nomes de medicamentos e fabricantes. A publicação explora as promessas da indústria farmacêutica para abordar enfermidades, aliviando, assim, a angústia de leitores ávidos pela pílula da longevidade. Antes de ler as matérias, o leitor deve lembrar-se das prováveis respostas a duas questões: quem tem interesse na notícia e quem vai lucrar com a divulgação da mesma.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.