Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais

Authors

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
  • Maria Ogécia Drigo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1793

Keywords:

, Comunicação. Educação. Representação visual. Produção de sentidos. Alteridade. Identidade cultural.

Abstract

Este artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento sob os auspícios da FAPESP, trata de interseções entre Comunicação e Educação inseridas no ambiente educacional a partir de recursos pedagógicos disponibilizados, como o livro didático. Objetiva-se refletir sobre o potencial de sentidos engendrados em representações visuais sobre masculino/feminimo que constam de livros didáticos e para tanto apresentam-se reflexões sobre imagens; sobre a alteridade e o processo de construção da identidade cultural na pós-modernidade, enquanto o instrumental para análise das representações visuais selecionadas está baseado na semiótica peirceana. As representações visuais cumprem o propósito de abrir caminho para reflexões no campo Comunicação/Educação capazes de gerarem ações que podem redundar na possibilidade de construção de um pensamento crítico em relação às representações visuais.

Author Biographies

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Professora doutora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Pró-Reitoria Acadêmica, Universidade de Sorocaba (UNISO) – Sorocaba-SP, Brasil. E-mail: luciana.souza@prof.uniso.br

Maria Ogécia Drigo

Professora doutora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Pró-Reitoria Acadêmica, Universidade de Sorocaba (UNISO) – Sorocaba-SP, Brasil. E-mail: maria.drigo@prof.uniso.br.

Published

2013-12-12

How to Cite

SOUZA, L. C. P. de; DRIGO, M. O. Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1793. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1793. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Articles