Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais

Autores

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
  • Maria Ogécia Drigo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1793

Palavras-chave:

, Comunicação. Educação. Representação visual. Produção de sentidos. Alteridade. Identidade cultural.

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento sob os auspícios da FAPESP, trata de interseções entre Comunicação e Educação inseridas no ambiente educacional a partir de recursos pedagógicos disponibilizados, como o livro didático. Objetiva-se refletir sobre o potencial de sentidos engendrados em representações visuais sobre masculino/feminimo que constam de livros didáticos e para tanto apresentam-se reflexões sobre imagens; sobre a alteridade e o processo de construção da identidade cultural na pós-modernidade, enquanto o instrumental para análise das representações visuais selecionadas está baseado na semiótica peirceana. As representações visuais cumprem o propósito de abrir caminho para reflexões no campo Comunicação/Educação capazes de gerarem ações que podem redundar na possibilidade de construção de um pensamento crítico em relação às representações visuais.

Biografia do Autor

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Professora doutora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Pró-Reitoria Acadêmica, Universidade de Sorocaba (UNISO) – Sorocaba-SP, Brasil. E-mail: luciana.souza@prof.uniso.br

Maria Ogécia Drigo

Professora doutora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Pró-Reitoria Acadêmica, Universidade de Sorocaba (UNISO) – Sorocaba-SP, Brasil. E-mail: maria.drigo@prof.uniso.br.

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Publicado

12-12-2013

Como Citar

SOUZA, L. C. P. de; DRIGO, M. O. Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1793. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1793. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos