Figuras profissionais 2.0 em Jornalismo e mudança tecnológica--emocional no currículo universitário espanhol

Authors

  • Hada M. Sánchez Gonzales
  • Sandra Méndez Muros

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1885

Keywords:

Perfis profissionais 2.0. Mercado trabalhista. Jornalismo. Educação. Sistema universitário espanhol.

Abstract

Os novos perfis 2.0 têm revolucionado o panorama profissional do Jornalismo ante a crescente demanda do mercado trabalhista. Nosso objectivo é conhecer o uso e as expectativas destes perfis na empresa jornalística e examinar o grau de relação entre a demanda trabalhista e a oferta formativa universitária de jornalistas e comunicador. Utilizamos técnicas quantitativas e qualitativas numa análise micro (nível local) que determina a demanda trabalhista e uma análise macro (nível nacional) das matérias sobre tecnologias oferecidas pelas duplas titulaciones públicas e privadas de Jornalismo junto a outras disciplinas universitárias. Os resultados indicam que os planos de estudo oferecem modestos conteúdos afines, pese a que os meios sociais são a cada vez mais empregados na profissão.

Author Biographies

Hada M. Sánchez Gonzales

Doctora en Periodismo, profesora adscrita al Departamento de Periodismo II, Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Sevilla, España.

Sandra Méndez Muros

Doctora en Periodismo, profesora adscrita al Departamento de Periodismo II, Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Sevilla, España.

Published

2014-06-07

How to Cite

GONZALES, H. M. S.; MUROS, S. M. Figuras profissionais 2.0 em Jornalismo e mudança tecnológica--emocional no currículo universitário espanhol. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1885. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1885. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Articles