A presença indígena na telenovela brasileira: poder, interdição e visibilidade

Authors

Keywords:

Telenovelas, Televisão Brasileira, Ditadura Militar, Discurso, Possibilidades históricas

Abstract

Neste artigo, analisamos o aparecimento de personagens indígenas nas telenovelas brasileiras e os discursos que colocam em circulação sobre as identidades indígenas. Com o objetivo de investigar quais dessas produções trouxeram personagens indígenas, realizamos um levantamento nas 665 telenovelas exibidas no período de 1963 a 2016, nas principais emissoras de televisão do Brasil, e em apenas 28 dessas ficções televisivas encontramos personagens indígenas. Tomamos como principal referência teórica a formulação de condições de possibilidades históricas dos discursos e chegamos a dois grandes acontecimentos imbricados com a produção de telenovelas e a presença indígena: a demarcação, em 1978, do Parque do Xingu e a comemoração dos 500 anos de colonização do Brasil. Observamos que os principais personagens indígenas dessas tramas são heterogêneos e estão associados a diferentes posições políticas.

Author Biographies

Ivânia Neves, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992). 

Vívian Carvalho, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade da Amazônia (Unama).

Published

2019-04-15

How to Cite

NEVES, I.; CARVALHO, V. A presença indígena na telenovela brasileira: poder, interdição e visibilidade. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2739. Acesso em: 6 jul. 2025.

Issue

Section

Articles