Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à Pesquisa em Comunicação

Autores

  • Rodrigo Gabrioti Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC Sorocaba)

Palavras-chave:

Bolsas de Estudo, Brasil, Comunicação, FAPESP, Fomento.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados obtidos em nossa tese de Doutorado que pesquisou a legitimação, a contribuição e a construção da Área da Comunicação no contexto das pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Trazemos aqui as perspectivas e tendências apontadas, a partir de 583 Bolsas de Estudo no Brasil, uma das modalidades de fomento que viabiliza estudos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado. Tal cenário é apresentado com base em estratégias multimetodológicas, sendo as mais representativas a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa Documental e a Análise de Conteúdo. Conclui-se que em 25 anos analisados (1992-2016), a Área segue sendo atrativa a novos pesquisadores e que o fluxo de produção nos permite dizer que os beneficiários produzem conhecimento para a Área, validado pelo corpo técnico-científico da Fundação.

Biografia do Autor

Rodrigo Gabrioti, Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC Sorocaba)

Doutor em Comunicação pela Universidade Mtodista de São Paulo; Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso) onde também se graduou em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. MBA completo em Gestão de Marketing pela ESAMC Sorocaba. Radialista e técnico em Publicidade. Professor e coordenador do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) Sorocaba. Integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais na América Latina, da INTERCOM, e o Grupo de Pesquisa Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) da UNESP Bauru, cadastrado no CNPq.

 

Publicado

28-04-2020

Como Citar

GABRIOTI, R. Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à Pesquisa em Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3151. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos