Mapeamento de Públicos para iniciativas acadêmicas de arquivamento da web.

Autores

Palavras-chave:

Arquivamento da web, Arquivo web, Mapeamento de públicos, Perfil de públicos, Relações Públicas.

Resumo

O estudo apresenta a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico. Levou em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade. Como referência, se observou as iniciativas implantadas e as estruturas organizacionais da Universidade de Columbia e da Universidade de Harvard. A metodologia englobou pesquisas bibliográfica, documental e de conteúdo. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis, cada um conforme suas responsabilidades. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, mais complexas as redes de públicos envolvidos, de seus diferentes sujeitos dependem apoio financeiro, de infraestrutura, tecnológico, jurídico etc.

Biografia do Autor

Marina Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Comunicação e Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) - Linha 1: Informação, Redes Sociais e Tecnologias. Tutora do Curso de Graduação em Relações Públicas na UNISINOS - modalidade EAD. Pós-graduada em Marketing Digital, pela ESPM-Sul e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela UNISINOS.

Moisés Rockembach, UFRGS

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto / Universidade de Aveiro (Portugal), aprovado com distinção, título revalidado em 2014 no Brasil como Doutor em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza Pós-Doutorado na Universidade do Porto (Portugal). Professor Adjunto do Curso de Arquivologia no Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade e Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo ministrado disciplinas de Gestão Documental, Difusão em Arquivos, Metodologia da Pesquisa, Avaliação de Documentos, Gerenciamento de Documentos Arquivísticos Digitais, Arquivamento da Web, Ética Profissional e Ética da Informação. Líder do Núcleo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital (NUAWEB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro e parecerista da Comissão de Pesquisa da FABICO. Membro do corpo editorial e parecerista de revistas científicas das áreas de Ciência da Informação e Comunicação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Áreas de interesse: Arquivologia, Ciência da Informação, Epistemologia da Informação, Filosofia da Informação, Gestão da Informação e de documentos, Avaliação de Documento, Difusão da Informação, Digitalização de Documentos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Preservação Digital, Arquivamento da Web.

Publicado

28-04-2020

Como Citar

MARTINS, M. R.; ROCKEMBACH, M. Mapeamento de Públicos para iniciativas acadêmicas de arquivamento da web. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3422. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos