Abrindo a caixa preta: Análise exploratória da rede bolsonarista no WhatsApp

Authors

  • Victor Piaia Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) http://orcid.org/0000-0002-1012-3157
  • Marcelo Alves Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Keywords:

Comunicação política, Eleições, WhatsApp, Redes Sociais, Jair Bolsonaro

Abstract

A vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 foi marcada por diversas novidades do ponto de vista da comunicação política. Com pouco tempo de televisão, sua campanha se caracterizou pela forte atuação nas redes sociais, especialmente no WhatsApp. Neste artigo, buscamos entender as dinâmicas comunicativas e as estratégias eleitorais que foram utilizadas pela campanha no aplicativo. Foram analisadas 194.710 mensagens de 21 grupos de apoio a Bolsonaro entre 05 de setembro e 11 de novembro. A análise nos mostrou que i) um pequeno grupo de participantes concentrou a maior parte das postagens; ii) entre os links mais compartilhados, constam outras redes sociais, como o Youtube e o Facebook; iii) houve ações centralizadas de campanha para neutralizar danos à imagem de Bolsonaro, bem como coordenar votos para sua base parlamentar. Os resultados mostram as potencialidades do uso do WhatsApp, mas também ressaltam que o aplicativo deve ser entendido dentro de uma rede comunicativa em diálogo com outras plataformas.

Author Biographies

Victor Piaia, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutorando em Sociologia pelo IESP-UERJ

Marcelo Alves, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF

Published

2020-12-04

How to Cite

PIAIA, V.; ALVES, M. Abrindo a caixa preta: Análise exploratória da rede bolsonarista no WhatsApp. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3461. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Articles