Influenciadores digitais, celebridades da internet e "blogueirinhas": uma entrevista com Crystal Abidin

Authors

Keywords:

influenciadores digitais, celebridades, plataformas, blogueiros, influenciadores minoritários.

Abstract

Esta entrevista, realizada em agosto de 2020, apresenta conceitos que elucidam a cultura dos influenciadores digitais, a partir das pesquisas de Crystal Abidin. Professora e pesquisadora na Curtin University (Austrália), Abidin é antropóloga e se dedica aos estudos de internet, celebridades digitais, visibilidades online e, especificamente, influenciadores digitais. Ao longo da entrevista, concedida em inglês e traduzida para esta publicação, Abidin discute as perspectivas teóricas mais comuns para a compreensão do fenômeno dos influenciadores e celebridades digitais, os influenciadores de minorias sociais, as políticas de nomeação dessa categoria, as culturas de plataforma, as lógicas de autenticidade e amadorismo e os impactos da pandemia de Covid-19 nesse mercado.  

Published

2021-03-19

How to Cite

KARHAWI, I. Influenciadores digitais, celebridades da internet e "blogueirinhas": uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3883. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Entrevistas - Diálogos Midiológicos