Consumo de produções audiovisuais e constituição de gênero e de orientação sexual de sujeitos não cisheterossexuais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024101pt

Keywords:

Sexualidade, Gênero, Audiovisual, Indústria cultural, LGBTQIAP

Abstract

Sexos, gêneros e orientações sexuais são produtos sociais que influenciam e são influenciados por conteúdos audiovisuais. O objetivo desta pesquisa foi investigar estilos de consumo de tecnologias audiovisuais sociais de sexualidade e gênero de sujeitos que não se reconhecem como cisheterossexuais. Quinze pessoas participaram desta pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas via Google Meet. As respostas foram organizadas em três categorias (Aspectos identificatórios; Aspectos comunicacionais; Aspectos de consumo) a partir de uma análise de conteúdo temática analisadas a partir dos argumentos de Teresa De Lauretis. Os principais resultados destacaram as tensões entre as dependências e resistências que produzem as identificações de gênero e de orientações sexual dos participantes no consumo de produções audiovisuais.

Author Biographies

Tábitah Almeida Marques, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros (Hubris/UFTM)

Graduanda em Psicologia. Embaizadora Todxs 2019.

Rafael De Tilio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM; Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros (Hubris/UFTM)

Published

2024-08-12

How to Cite

ALMEIDA MARQUES, T.; DE TILIO, R. Consumo de produções audiovisuais e constituição de gênero e de orientação sexual de sujeitos não cisheterossexuais. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 47, p. e2024101, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024101pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4265. Acesso em: 3 dec. 2024.

Issue

Section

Arena