Consumo de produções audiovisuais e constituição de gênero e de orientação sexual de sujeitos não cisheterossexuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024101pt

Palabras clave:

Sexualidade, Gênero, Audiovisual, Indústria cultural, LGBTQIAP

Resumen

Sexos, gêneros e orientações sexuais são produtos sociais que influenciam e são influenciados por conteúdos audiovisuais. O objetivo desta pesquisa foi investigar estilos de consumo de tecnologias audiovisuais sociais de sexualidade e gênero de sujeitos que não se reconhecem como cisheterossexuais. Quinze pessoas participaram desta pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas via Google Meet. As respostas foram organizadas em três categorias (Aspectos identificatórios; Aspectos comunicacionais; Aspectos de consumo) a partir de uma análise de conteúdo temática analisadas a partir dos argumentos de Teresa De Lauretis. Os principais resultados destacaram as tensões entre as dependências e resistências que produzem as identificações de gênero e de orientações sexual dos participantes no consumo de produções audiovisuais.

Biografía del autor/a

Tábitah Almeida Marques, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros (Hubris/UFTM)

Graduanda em Psicologia. Embaizadora Todxs 2019.

Rafael De Tilio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM; Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros (Hubris/UFTM)

Publicado

12-08-2024

Cómo citar

ALMEIDA MARQUES, T.; DE TILIO, R. Consumo de produções audiovisuais e constituição de gênero e de orientação sexual de sujeitos não cisheterossexuais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024101, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024101pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4265. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Arena