Reconsiderando cultura, contracultura e nação através das lentes da Tropicália

Autores

  • John R. Baldwin

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.595

Palavras-chave:

Tropicália. Cultura. Movimento musical

Resumo

Este estudo de caso retrata a "cultura" dentro de uma abordagem geral, utilizando várias definições da coletânea de Baldwin et al. (2006) sobre a Tropicália, movimento musical que surgiu no fim dos anos 60 no Brasil. No início, o movimento foi vaiado pela plateia e reprimido pelo regime militar, mas que no fim cresceu para representar as forças da globallização do cenário musical brasileiro. Isto reflete o tema cultural e as tensões, assim como o papel da economia de mercado e envolvimento do Estado na "cultura". Há diversos tipos de definições para cultura - desde cultura no sentido de refinamento, padrão, processo e campo de batalha - e cada um pode nos levar a enxergar a Tropicália numa ótica diferente. Além disso, o sentido de cultura apresentado aqui deve ter uma implicação ampla de como entendemos e como abordamos de forma pragmática qualquer fenômeno social.

Biografia do Autor

John R. Baldwin

Professor da Escola de Comunicação de Illinois (EUA), onde trabalha desde que recebeu o título de doutor, no Estado do Arizona, em 1994. Seus interesses da pesquisa e de ensino incluem a diversidade norte-americana e internacional, em especial as diferença de minorias e a intolerância (racismo, sexismo etc.). Sua pesquisa inclui estudos sobre estereótipos, comunicação étnica e a comunicação da identidade racial e nacional na música brasileira. Tem diversos artigos de jornal publicados, assim como capítulos do livro. Co-editou, recentemente, um livro que analisa a noção de cultura por meio de diversas perspectivas disciplinares diferentes (que redefinem a cultura). Tem focado mais recentemente seus trabalhos às introduções de identidades nacionais, raciais, e globais na música popular brasileira.

Downloads

Publicado

22-11-2010

Como Citar

BALDWIN, J. R. Reconsiderando cultura, contracultura e nação através das lentes da Tropicália. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 103, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.595. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/595. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos