A polêmica no Jornalismo - a cantoria dos sabiás e dos rouxinóis da mídia
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.601Keywords:
Polemismo. Opinião Pública. ControvérsiaAbstract
Toda comunidade possui um estoque de vozes disponíveis ao debate de temas públicos. Este estudo sobre a polêmica como um gênero jornalístico documentou 1208 debatedores e 1882 vozes envolvidas neste tipo de controvérsia nos dois mais importantes programas de debate da imprensa gaúcha em 2008. Faz ainda uma tipologia destas vozes, um cadastro dos temas e elabora sobre os dois tipos mais frequentes de debatedores, os sabiás e os rouxinóis da mídia. O estudo mostra que a mídia mantém um cadastro de polemistas, os aciona sempre que necessário, mesclando estilos e pontos de vista visando desta forma esclarecer a opinião pública através do embate de idéias. Entre eles estão estes dois tipos que frequentam com frequência incomum os estúdios e as redações. São provedores de pistas que ajudam a comunidade a fazer sentido dos eventos e das ocorrências. Este estudo descreve também a figura do polemista, um personagem cuja missão é desacomodar a opinião pública.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.