Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança

Authors

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i1.644

Keywords:

Cinema. Graphic Novel. Intersemiose. Teorias da Adaptação.

Abstract

Este artigo analisa o filme V for Vendetta (2006), dirigido por James Mc Teigue – uma adaptação da graphic novel de Alan Moore e David Lloyde (1988-89). O objetivo é enfatizar a dinâmica do processo tradutório e também problematizar conflitos e/ou soluções criativas nas negociações entre os dois suportes. Esta análise usa o método comparativo baseado na semiótica de Charles Sanders Peirce e em outros teóricos da adaptação, como Robert Stam, Linda Hutcheon, Umberto Eco e Júlio Plaza. São utilizadas ainda teorias sobre quadrinhos e cinema, tentando mostrar como as imagens impressas são dispostas na tela. Conclui-se que a obra analisada conseguiu integrar as exigências intersemióticas concernentes a uma adaptação fílmica bem sucedida.

Published

2011-06-17

How to Cite

GUIMARÃES, D. A. D. Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 34, n. 1, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i1.644. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/644. Acesso em: 4 mar. 2025.

Issue

Section

Articles