A nova imprensa da nova/velha Alemanha

Authors

  • Jacques Alkalai Wainberg Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.880

Keywords:

história alemã, imprensa alemã, jornalismo alemão

Abstract

O artigo faz uma revisão bibliográfica de textos que analisam a crise que se abateu na imprensa da Alemanha no período da República de Weimar e sua reconstrução após a vitória Aliada sobre os nazistas. Na primeira fase, desponta a militância dos veículos que, por estarem a serviço de partidos políticos, se colocaram à disposição da luta emocional que travavam entre si as agremiações. Tal fato aprofundou a crise psicológica que se abatia sobre a população abalada com a derrota na Primeira Guerra, com o desemprego e a inflação. No período do pós-guerra, destaca-se o esforço de reconstruir os valores da prática jornalística de acordo com os preceitos de objetividade, balanceamento e propriedade privada que caracterizam o mundo ocidental. Nesta fase, destaca-se o regime de licenciamento através do qual os Aliados controlaram o reerguimento dos mass media da Alemanha.

How to Cite

WAINBERG, J. A. A nova imprensa da nova/velha Alemanha. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v18i1.880. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/880. Acesso em: 5 jul. 2024.

Issue

Section

Articles