Dos sintomas aos programas de estudo
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v28i1.1081Palabras clave:
comunicação, pesquisa, metodologiaResumen
Discutem-se duas articulações pelas quais se pensa o estatuto da pesquisa em Comunicação: vinculando-a a fatores institucionais e questionando-a sobre aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Propõe-se que o incentivo à pesquisa deve retomar alguns sintomas diagnosticados, transformando-os em programas de estudo, na medida em que os processos midiáticos terão fortes impactos sobre novos procedimentos de investigação. Novos objetos vão emergir chamando atenção para fenômenos midiáticos em si, mas também, para a transformação desses fenômenos não só em objetos de estudos bem como para a necessidade de novos procedimentos metodológicos. A metodologia, neste caso, estaria a serviço de um trabalho que transforma os sintomas em desvendamentos sem fazer desaparecer o próprio objeto na sua relação com o protocolo metodológico. Que o objeto possa igualmente insuflar o método, levando-o a outros desvendamentos.Descargas
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