<b>Análise das matrizes curriculares dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no Brasil: um retrato da realidade nacional</b>

Autores/as

  • Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
  • Inara Barbosa Leão

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i1.1107

Palabras clave:

Educação jornalística. Jornalismo regional. Ensino de jornalismo. Currículo de jornalismo. Comunicação social.

Resumen

O artigo em questão é fruto de pesquisa sobre a educação jornalística e teve como objeto as matrizes curriculares de todos os cursos de Comunicação Social com habilitação em jornalismo do Brasil. O objetivo foi o de fazer um diagnóstico das estruturas curriculares do referido curso em todas as regiões do país e depois consolidar um desenho da estrutura nacional. Utilizamos como metodologia a pesquisa quantitativa e qualitativa. Nossas principais constatações foram em primeiro lugar a de que o espaço destinado aos conteúdos de Síntese/Comunicação na estrutura curricular de todas as regiões é mínimo, o que dificulta a inter-relação entre a teoria e a prática. Em segundo lugar pudemos verificar que, apesar das premissas previstas nas DCN para o curso de Comunicação Social, as realidades regionais não estão contempladas nas matrizes curriculares dos cursos.

Publicado

16-07-2012

Cómo citar

BERNARDO, C. H. C.; LEÃO, I. B. <b>Análise das matrizes curriculares dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no Brasil: um retrato da realidade nacional</b>. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v35i1.1107. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1107. Acesso em: 21 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos