<b>Uso de marcas verbais para aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na Internet</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.149Palabras clave:
Chats. Aspectos não-verbais. Interação. Análise da conversação.Resumen
Este estudo analisa o uso de marcadores verbais para representar alguns aspectos não-verbais da conversação nas salas de bate-papo na Internet e de que forma tais aspectos contribuem para a interação predominantemente verbal realizada neste contexto. Nosso artigo trata sobre como os processos de comunicação humana são mediados pelas tecnologias digitais, considerando alguns aspectos psicológicos e culturais de interação. Uma etnografia virtual nas salas de batepapo foi empregada para observar o uso pelas pessoas dos marcadores verbais que representaram gestos e vocalizations (emoticons e expressões lexicais dos sons, das abreviaturas e das onomatopéias). Nós usamos então a Análise da Conversação para investigar os diálogos dos chatrooms. Identificou-se uma predominância das marcas verbais de emoticons e de onomatopéias em relação às marcas verbais de entonações e de abreviações referentes aos aspectos não-verbais da conversação nas salas de chat da Internet, sendo o sorriso o mais frequente destes aspectos, durante a pesquisa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.