<b>As comunidades de compartilhamento social no Centro de Mídia Independente</b>

Autores/as

  • Adilson Cabral Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i2.171

Palabras clave:

Comunidades de compartilhamento social, Apropriação social das TICs, Centro de Mídia Independente, Democratização da comunicação, Políticas de comunicação

Resumen

Este artigo consiste no resumo da tese recentemente defendida pelo autor. Analisa as comunidades de compartilhamento social a partir da utilização da internet por parte do Centro de Mídia Independente (CMI) - uma organização sem fins lucrativos com coletivos de ativistas em vários países, inclusive o Brasil, que revitalizam os princípios de luta pela democratização dos meios de comunicação e da afirmação de uma mídia independente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com base no levantamento bibliográfico e documental, bem como na pesquisa participante e de entrevistas com integrantes de diversos coletivos no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Ressalta a importância da internet para a consolidação das atividades do CMI como prática comunicacional horizontalizada e como espaço de compartilhamento social e político.

Publicado

29-11-2008

Cómo citar

CABRAL, A. <b>As comunidades de compartilhamento social no Centro de Mídia Independente</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, n. 2, p. Pág. 99, 2008. DOI: 10.1590/rbcc.v31i2.171. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/171. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos